Aula 7 ANALISE CONTAB ADC
RELATÓRIOS DE ANÁLISE
Prof. Hélio Nério Paviône
Conceito:
É um documento elaborado pelo analista de balanços, que contém as conclusões resultantes do desenvolvimento do Processo de
Análise.
Etapas do Processo de Análise de Balanços:
1ª - Exame e padronização das demonstrações financeiras;
2ª - Coleta de dados;
3ª - Cálculos dos indicadores;
4ª - Interpretação de quocientes;
5ª - Análise vertical/horizontal;
6ª - Comparação com padrões;
7ª - Elaboração de relatórios
Como Elaborar um Relatório de Análise:
Sendo vários os usuários da Análise de Balanços, cada um deles poderá exigir informações diferentes acerca da situação patrimonial da empresa. Por isso, o analista de balanços deverá direcionar seus trabalhos visando a atender às necessidades de cada usuário.
Para elaborar um relatório de análise da melhor maneira possível, alguns pontos precisam ser considerados:
. O relatório de análise deve ser elaborado em linguagem inteligível para leigos, ainda que alguns usuários possuam conhecimentos de Contabilidade.
. Ao elaborar um relatório, o analista deve procurar relatar suas
conclusões visando auxiliar o usuário em suas tomadas de decisões. . Os relatórios de Análise de Balanços poderão conter muitas ou poucas informações, conforme a necessidade do usuário.
Em geral, o relatório de análise deve apresentar informações sobre a situação econômico-financeira da empresa e sobre seu desempenho ao longo dos períodos analisados, bem como as tendências para o futuro. Devem ser esclarecidas, ainda, as causas que proporcionam o grau de endividamento, liquidez e rentabilidade encontrados, sejam eles positivos ou negativos.
Relatório Breve:
Este tipo de relatório envolve apenas os aspectos mais importantes da situação patrimonial e baseia-se na interpretação de poucos quocientes econômicos e financeiros, sendo preferido por bancos, clientes e fornecedores, além de outros usuários que se satisfazem com poucas informações.