Aula 6 Corrente Resistencia E Lei De Ohm 1
Um condutor metálico possui um grande número de elétrons livres que irão se movimentar quando aplicamos um campo elétrico entre os terminais do condutor.
Dizemos então que foi criada uma corrente elétrica.
A corrente elétrica é definida como sendo a carga total que atravessa uma dada seção reta do condutor, por unidade de tempo. A figura mostra, que o sentido da corrente, por definição, é o mesmo dos portadores de carga positiva, ou seja, o mesmo sentido do campo elétrico (exceto dentro da bateria).
q i t
unidades
C
Ampère ( A) s Atenção: Costuma-se dividir os condutores em três categorias:
1a.) Corpos onde o movimento dos elétrons se dá com grande liberdade; são eles, aliás, as únicas cargas que se movimentam nesse tipo de condutores. É isso basicamente o que ocorre nos metais. 2a.) Corpos onde há o movimento simultâneo de íons positivos e de íons negativos. É o que ocorre em soluções iônicas (sal dissolvido em água, por exemplo).
3a.) Corpos onde os íons positivos e os elétrons se movimentam simultaneamente. É o que ocorre em gases ionizados com os íons positivos criados e os elétrons que forem extraídos dos átomos.
Alerta: Engano comum.
A presença de uma corrente elétrica em um meio condutor (metal, solução iônica ou gás ionizado) NÃO significa necessariamente que o meio está carregado. Quer dizer apenas que há cargas em movimento.
O meio pode estar neutro ou carregado. Por exemplo: os fios que conduzem a corrente elétrica em nossa casa ESTÃO NEUTROS. Ou seja, há a mesma quantidade de cargas positivas e negativas, mas os elétrons (negativos) estão se movendo de forma organizada.
A passagem de uma corrente elétrica num meio condutor NÃO o deixa carregado. A eletrização do meio só se fará através de uma das formas já discutidas: a) por atrito com outro material; b) por contato com outro corpo já carregado; c) por indução de um outro corpo já carregado.
Conclusão:
CORRENTE ELÉTRICA
≠
ELETRIZAÇÃO
A corrente elétrica é