Aula 5 planejamento
Técnico em Registro de Informação em
Saúde
Prof.ª Cecília Araújo
PLANEJAMENTO
O
planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação.
Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos.
História do planejamento
O Planejamento por parte do Estado teve início quando a sociedade encontrava-se com a necessidade de se reconstruir. Após o fim da primeira guerra mundial, com a crise de 1929, a antiga União
Soviética tornou-se a primeira nação a aplicar o planejamento como ferramenta de reconstrução. O planejamento ganha destaque no cenário internacional, após momentos de crise global, sendo as crises de mercado as principais motivadoras da adoção do planejamento por países de economia de mercado.
Tendo com exemplos as crises do:
México em 1994-1995, dos “Tigres Asiáticos” e outras economias do
Sudeste Asiático em 1997-1998, da Rússia e do Brasil em 19981999, e a recente crise da Argentina de 2001-2002 que impulsionaram governos para atuarem orientando suas economias; segundo Ángel (2003).
PLANEJAMENTO COMO FUNÇÃO
ADMINISTRATIVA
O planejamento é a primeira das funções administrativas é um processo de estabelecer objetivos e definir a maneira como alcançálos. Os objetivos são os resultados específicos ou metas que se deseja atingir. Como todo planejamento se subordina a uma filosofia de ação,
Ackoff aponta três tipos de filosofia do planejamento:
Planejamento conservador: é o planejamento voltado para a estabilidade e para a manutenção da situação existente.
Planejamento otimizante: é o voltado para adaptabilidade e inovação dentro da