Aula 5 Desenvolvimento Econômico URSS
Disciplina: Desenvolvimento Econômico
Nome
Mirian Fagundes Moreira
RA
6611322396
Atividade de Autodesenvolvimento
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Desenvolvimento Econômico
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Econômico, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.
Introdução
A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas – a chamada URSS – foi comandada por Joseph Stalin e se iniciou no ano de 1922, em consequência da Revolução Russa de 1917, que retirou o Czar Nicolau II do poder. Foi o primeiro país a ter uma forma de governo denominada comunista. A URSS perdurou somente até 1991, mas durante grande parte deste período, se manteve entre as grandes potências mundiais.
No decorrer do referido trabalho, destacaremos os principais pontos positivos e negativos da economia planificada, as tentativas de restauração da economia e os principais motivos que levaram o Estado comunista ao fim.
Descrição dos principais aspectos da economia na Era Soviética Por conta da centralização política e autoritarismo que se acentuava a cada dia na União Soviética, a economia do país era fortemente controlada pelo Estado na maior parte dos aspectos. Com a industrialização, a qualidade dos produtos era deixada de lado pelo governo, dando lugar a quantidade. Desta maneira, foi se tornando uma das principais potências mundiais, tornando-se rival até mesmo dos EUA. A economia foi crescendo e avançando em vários setores, como nuclear e aeroespacial. Até então, a economia crescia consideravelmente e competia de igual para igual com países capitalistas. O problema começou a aparecer quando o país entrou em guerra, em meados da década de 40: a URSS passou a dar prioridade à produção de armamentos, ao setor bélico. A partir da terceira Revolução Industrial, as grandes superpotências capitalistas, como EUA e Japão,