AULA 5 2015 VETORES 1
NOTA
AULA PRÁTICA No. 05 – VETORES
PROF. ANGELO BATTISTINI
NOME
RA
TURMA
NOTA
Objetivos: Nesta aula você deverá aprender (ou recordar) a representação de vetores em um plano cartesiano.
Conhecimentos desenvolvidos: representações cartesiana (e polar) de vetores.
Conceitos de aceleração, velocidade, direção e sentido.
Habilidades necessárias: desenhar vetores num plano cartesiano O que o aluno deve aprender a fazer até o final da aula.
Atitudes esperadas: Capacidade de antever situações, agir de acordo com regras, suportar as pressões de um desafio competitivo.
INTRODUÇÃO: A representação vetorial é utilizada em Engenharia para auxiliar na descrição de uma série de fenômenos. Seja para descrever movimentos, posição de objetos, para representar as forças que atuam sobre uma estrutura, enfim, qualquer representação física que é dotada de intensidade (ou magnitude ou módulo), direção e sentido, pode ser descrita por um vetor.
Um vetor é representado por um segmento de reta (AB) orientado. A distância entre os pontos A e B é o módulo do vetor. A direção é dada pelo segmento de reta AB e o sentido do vetor é dado pela seta. No exemplo abaixo, o sentido é de A para B.
!
Figura 1: representação de um vetor
Os vetores são uma ferramenta muito utilizada na Engenharia, na Física e até na
Economia. Com esse elemento se constrói o Cálculo Vetorial. Assim como os números reais, podemos realizar operações matemáticas com vetores (soma, subtração, multiplicação). Para realizar o trabalho com vetores é necessário conhecer o sistema de coordenadas para descrever os vetores e poder operá-los.
O sistema de coordenadas é definido por uma Base ortogonal. N’sta aula utilizaremos uma base Cartesiana em duas dimensões (vetores “i” e “j”). Uma base Cartesiana em três dimensões será feita pelos vetores “i”, “j” e “k”. Há outros sistemas de coordenadas, como o esférico, o cilíndrico, elíptico…
A REPRESENTAÇÃO DOS VETORES
Imaginemos que, por alguma razão,