Aula 4 SISTEMA DIGEST RIO Teoria
PROF. LAIS DAYANE WEBER
SISTEMA DIGESTÓRIO
Para que o organismo se mantenha vivo e funcionante é necessário que ele receba um suprimento constante de material nutritivo. Muito dos alimentos ingeridos pelo animal precisam ser tornados solúveis e sofrer modificações químicas para que sejam absorvidos e assimilados, nisto consistindo a digestão. Os órgãos que, no conjunto, compreendem o sistema digestivo são essencialmente adaptados para que estas exigências sejam cumpridas. Assim, suas funções são as de preensão, mastigação, deglutição, digestão e absorção dos alimentos e a expulsão dos resíduos, eliminados sob a forma de fezes.
Divisão do Sistema Digestório:
Reconhece-se um canal alimentar e órgãos anexos. Do primeiro fazem parte órgãos situados na cabeça, pescoço, tórax, abdome e pelve. Entre os anexos incluemse as glândulas salivares, o fígado e o pâncreas. O canal alimentar inicia-se na cavidade bucal, continuando-se na faringe, esôfago, estômago, intestino (delgado e grosso), para terminar no reto, que se abre no meio externo através do ânus. O canal alimentar, portanto, é aberto nas suas duas extremidades (boca e ânus), o que faz sua luz, pela qual transita o alimento, ser parte do meio externo.
Boca e Cavidade Bucal:
ANATOMIA HUMANA
PROF. LAIS DAYANE WEBER
A boca é a primeira porção do canal alimentar, comunicando-se anteriormente com o exterior e através de uma fenda limitada pelos lábios, a rima bucal, e, posteriormente, com a parte bucal da laringe, através de uma região estreitada, o istmo das fauces. A cavidade bucal está limtada, lateralmente, pelas bochechas, superiormente pelo palato e, inferiormente, por músculos que constituem o assoalho da boca. Nesta cavidade fazem saliência as gengivas, os dentes e a língua.
Palato
O teto da cavidade bucal está constituído pelo palato e neste reconhecem-se o palato duro, anterior, ósseo, e o palato mole, posterior, muscular. O palato separa a cavidade nasal da cavidade bucal.
Do palato mole,