Aula 4 Qu mica I 260815

1423 palavras 6 páginas
Pré-Vestibular Social Ação Uma iniciativa comunitária de inclusão social.

Prof: Clarissa Biscainho
Matéria: Química I – Inorgânica
Aula 4 – 26-08-15

Conceito de mol, massa molar

1 – Conceito de mol
No dia-a-dia, várias mercadorias são vendidas em um conjunto. Ex: Uma dúzia de ovos, uma resma de papel (pacote com 500 folhas).
Na Química, ocorre algo semelhante. Como um átomo é muito pequeno, é impossível trabalhar e pensar em um único átomo. Mesmo esses conjuntos com os quais estamos acostumados a trabalhar (dezena, dúzia, centena) dariam uma quantidade muito pequena de átomos. Então os cientistas procuraram uma quantidade de átomos que pudesse ser pesada em balanças comuns. E a ideia foi pegar uma quantidade de átomos que, quando pesada, desse um valor de massa em gramas.
Para facilitar, escolheram uma quantidade N de átomos que, quando pesada em uma balança, desse o mesmo valor em gramas do valor estabelecido para a massa atômica.
Ex:
Da tabela periódica:

1 átomo de ferro: 56 u

Esse raciocínio se aplica não só a átomos, mas também a moléculas, íons etc.
A esse conjunto de N partículas foi dado o nome de mol.
Mas, afinal, quanto vale esse número N?
N equivale a 6,02 X 1023 partículas/mol
A esse valor foi dado o nome de Número de Avogadro ou Constante de Avogadro.
Quando se utiliza mol, as entidades elementares devem ser especificadas, podendo ser átomos, moléculas, íons, elétrons ou outras partículas. Em outras palavras:

Resumindo: Mol é uma quantidade de matéria ligada a um número de partículas – exatamente como a noção de dúzia, resma etc.
2 – Conceito de massa molar

Como o número de partículas definido pelos cientistas foi aquele que, em gramas, dava o mesmo valor da massa molecular, então pode-se dizer que o valor da massa molar de um íon, átomo ou molécula tem valor igual ao da sua massa molecular.
Exemplos:
1)

1 mol H2O = 18 g = 6,02 X 1023 moléculas de água

1 molécula de H2O tem 2 átomos de hidrogênio e 1 átomo de oxigênio.

Relacionados