Aula 4 Patologia
I - É a estrutura responsável pela reprodução celular.
II - Esta estrutura contém o material genético responsável pelas características hereditárias.
III - Quando o núcleo não consegue mais se dividir, a célula morre.
IV - É a estrutura responsável pela permeabilidade seletiva, controlando a entrada e a saída de substâncias na célula.
V - Apresenta-se envolto pela carioteca.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:
Escolher uma resposta.
c. I, II, III, V.
Sabemos que os radicais livres estão envolvidos com várias patologias e podem induzir lesões celulares, particularmente lesões de membrana. Podemos afirmar que:
Escolher uma resposta.
d. Todas as alternativas estão corretas.
Notas: 1
As substâncias conhecidas como antioxidantes neutralizam os radicais livres ou seus efeitos. Alimentos antioxidantes são aqueles ricos em substâncias que podem “varrer” os radicais livres e fortalecer a membrana celular, para que os danos do “bombardeio” não afetem o núcleo e o DNA da célula, impedindo a reprodução celular. De acordo com estas informações, analise as seguintes afirmações:
I - Nosso organismo tem sistemas de inativação desses radicais que incluem os antioxidantes endógenos
(ou exógenos como selênio, zinco e vitamina E), enzimas como a superóxido dismutase, catalases e a glutationa peroxidase.
II - Acredita-se que os processos patológicos que ocorrem em função dos radicais livres não se fundamentam no desequilíbrio entre a formação e a destruição desses radicais, ou seja, entre os radicais livres e os antioxidantes.
III - O papel do elemento zinco no organismo humano está envolvido na estabilização de membranas estruturais e na proteção celular, prevenindo a peroxidação lipídica.
IV - O papel fisiológico do zinco como antioxidante é evidenciado por dois mecanismos: proteção contra oxidação e inibição da produção de espécies reativas de oxigênio, reforçando, assim, o papel do zinco
como