Aula 4 ava Relatorio
A aula descreve a história econômica e processo de desenvolvimento da
Índia, um país que se tornou referência mundial com crescimento econômico e inserção na área de serviços de informática e telecomunicações. A Índia, assim como a China, também é uma das civilizações mais antigas do mundo em termos de desenvolvimento humano, competitividade e diminuição das desigualdades sociais e econômicas, um dos maiores problemas do país.
Os portugueses foram os primeiros a chegar à Índia, mas eles não colonizaram o país, apenas criaram postos de comércio, ou feitorias, que eram transferidos sempre que necessário, dessa forma coube aos ingleses, a partir de 1858, que utilizaram a companhia das Índias Orientais para se estabelecer no país administrando, através da figura de um vice-rei, de metade da Índia, originando o termo “Índia Britânica”. A Índia é hoje o segundo país mais populoso do mundo, com 1,1 bilhão de habitantes, atrás da China com 1,6 bilhão. A Índia conta também com grande contingente de muçulmanos, 13,4% da população. Outros grupos religiosos têm participação pequena, como cristãos (2,3%), siques (1,9%), budistas (0,8%), jainistas (0,4%) e outros essa população sofre com o preconceito e a discriminação e tem dificuldade na ascensão social, embora a econômica possa ocorrer. Por conta de tudo isto, a Índia é um dos países com maior desigualdade social do mundo, com seu alto crescimento econômico a índia iniciou após 1991.
O desenvolvimento econômico indiano não é maior por causa da Infraestrutura insuficiente, alta burocracia, altas taxas de juros e uma "dívida social" elevada (pobreza rural, alto índice de analfabetismo residual, existência informal do sistema de castas e corrupção). A Índia desde os anos 1990 foi em média de 4% ao ano, mas ainda está muito abaixo das economias desenvolvidas. O crescimento indiano foi decorrência do grande dinamismo do setor de serviços e pela Formação Bruta de Capital Fixo, ou seja, pelos