Aula 4 Arranjo F Sico 1
TIPOS DE ARRANJO FÍSICO
“O arranjo físico de uma operação ou processo é como seus recursos transformadores são posicionados uns em relação aos outros e como as várias tarefas da operação serão alocadas a esses recursos transformadores. Juntas, essas duas decisões irão ditar o padrão de fluxo dos recursos transformados à medida que eles progridem pela operação ou processo”. (SLACK et al,
2009, p. 182)
Considerações importantes
Segurança inerente
Extensão do fluxo
Clareza de fluxo
Conforto para os funcionários
Coordenação gerencial
Acessibilidade
Uso do espaço
Flexibilidade de longo prazo
ARRANJO FÍSICO POSICIONAL
Os recursos transformados não se movem entre os recursos transformadores
Construção de uma rodovia
Cirurgia de coração
Restaurantes sofisticados
Manutenção de provedores
Canteiro de obras
ARRANJO FÍSICO FUNCIONAL
Conforma-se às necessidades e conveniências das funções desempenhadas pelos recursos transformadores que constituem os processos.
Isso significa que, quando produtos, informações, ou clientes fluírem pela operação eles percorrerão um roteiro de atividade a atividade, de acordo com as suas necessidades.
Hospital: alguns processos que envolvam aparelhos de raio-X e laboratórios são necessários a um grande número de diferentes tipos de pacientes.
Usinagem de peças: recursos compartilhados
Supermercado: balcões frigoríficos
ARRANJO FÍSICO CELULAR
O arranjo físico celular é aquele em que os recursos transformados, entrando na operação, são préselecionados para movimentarem-se para uma parte específica da operação (ou célula) na qual todos os recursos transformadores necessários a atender a suas necessidades imediatas de processamento se encontram.
O arranjo físico celular é uma tentativa de trazer alguma ordem para a complexidade de fluxo que caracteriza o arranjo físico funcional.
Algumas empresas manufatureiras de componentes de computador
Maternidade