AULA 3
Conhecimento Explícito. Conhecimento Implícito. Conhecimento Tácito
1. Conhecimento Explícito: Envolve conhecimento dos fatos. É adquirido principalmente pela informação. Quase sempre pela educação formal, está documentado em livros, manuais, bases de dados, etc.
2. Conhecimento Implícito: É a capacidade de sem especificar ou declarar transmitir uma ideia, comportamento ou vontade de forma subentendida (não verbal)
3. Conhecimento Tácito :É algo pessoal. Formado dentro de um contexto social e individual, não é propriedade de uma organização ou de uma coletividade
. Transferência do Transferência do conhecimento:
1) DO TÁCITO PARA O EXPLÍCITODO TÁCITO PARA O EXPLÍCITO ( internalização ), processo de articulação em que o conhecimento tácito se torna explícito, expresso na forma de analogias, conceitos, hipóteses ou modelos:
2) DO EXPLÍCITO PARA O EXPLÍCITODO EXPLÍCITO PARA O EXPLÍCITO (combinação), processo que envolve a combinação de conjuntos diferentes de conhecimento explícito:
3) DO EXPLÍCITO PARA O TÁCITODO EXPLÍCITO PARA O TÁCITO (internalização), processo de incorporação do conhecimento explícito no conhecimento :
4) DO TÁCITO PARA O TÁCITODO TÁCITO PARA O TÁCITO (socialização), que é um processo de compartilhamento de experiências e, a partir daí, de criação de modelos mentais ou habilidades técnicas compartilhadas.
AULA 4
Fator 1 significa criar uma visão geral do significado da inovação, comunicar essa visão até que os colaboradores se convençam dela e então um grupo pioneiro mais avançado coordene o processo de criação do conhecimento
2 está relacionada à liberdade de criação e ação dos colaboradores. Ao se permitir que os colaboradores atuem de forma autônoma, há elevação da motivação dos indivíduos, do compartilhamento de informações e da geração de novos conhecimentos
3 apontam a necessidade de um