Aula 3 Orçamento de Produção
Conceito
Este tipo de orçamento consiste basicamente em um plano de produção para um determinado período considerado, visando atender às vendas orçadas e aos estoques preestabelecidos. Apresenta, por períodos de tempo, as quantidades de cada produto a serem fabricadas. O planejamento da produção é uma etapa muito importante, pois se constitui na base das demais peças orçamentárias em termos operacionais e de novos investimentos a serem realizados pela empresa.
O orçamento da produção para Gleen A. Welsch (1983, p.129) “é uma estimativa da quantidade de bens que devem ser fabricados durante o exercício orçamentário”.
a) Primeira Etapa - estabelecer políticas quanto ao nível de estoques.
b) Segunda Etapa - quantidade total de cada produto a ser fabricado durante o período.
c) Terceira Etapa - programar e distribuir a produção durante o período.
Um programa equilibrado de produção é considerado fundamental, para um processo de fabricação econômica.
Políticas de estoque
“Os estoques são acúmulos de matérias-primas, insumos, componentes, produtos em processo e produtos acabados que aparecem em numerosos pontos por todos os canais logísticos e de produção na empresa”. Ronald H. Ballou
É preciso buscar o equilíbrio, quanto aos estoques, um nível excessivamente alto, causa custos elevados de armazenagem, riscos e investimentos. Um nível insuficiente traz a impossibilidade de se atender aos pedidos de vendas e os de produção com rapidez e eficácia.
Os estoques incluem matérias-primas, produtos em elaboração e produtos acabados; materiais de manutenção e de novos projetos. Na seqüência estão descritos os fatores importantes na avaliação para se estabelecer políticas de estoque segundo WELSCH.
Quantidades necessárias para atender as exigências em termos de vendas – orçamento de vendas;
Produtos perecíveis (vida útil curta);
Duração do período de produção;
Instalações para armazenamento;
Adequação dos recursos financeiros para cobrir o