aula 22-humanidades
Distribuição eletrônica e tabela periódica.
A Distribuição eletrônica de Linus Pauling ajuda a encontrar a disposição dos elementos químicos na tabela periódica através de métodos quânticos propostos por Linus Pauling.
Um átomo é organizado por suas camadas e seu subniveis, estando sempre os subniveis dentro das camadas eletrônicas. Os subniveis são conhecidos por: s,p,d e f. Enquanto que as camadas estão divididas em K,L,M,N,O,P e Q, sendo seqüenciada por K = 1 L = 2 M = 3 N= 4 O= 5 P=6 Q=7. Os números representam as camadas. Dentro de cada camada existem os subniveis. Como exemplo: a camada de letra O, representada por n = 5, indica que dentro daquela camada existem cinco níveis de energia, porém os subniveis vão de s,p,d,f,g,h,i... Etc. Só usamos em Química do ensino médio os subniveis s,p,d e
f. Então na verdade ao invés de cinco subniveis teremos na prática 4 subniveis.
Na camada de n=6 teremos apenas três subniveis. E assim sucessivamente.
Os tipos de distribuições eletrônicas:
•
Ao pegar um elemento na tabela periódica e ver seu número atômico, poderemos fazer a distribuição eletrônica também conhecida como distribuição energética.
Peguemos como exemplo o elemento Vanádio de número atômico 23. Lembrese que um átomo neutro tem sempre a mesma quantidade de prótons e elétron.
1S² - 2s² - 2p6 - 3s² - 3p6 - 4s²- 3d³
O subnivel mais energético está representado pela letra azul. E essa distribuição tem o nome de distribuição energética.
•
Ao pegar o mesmo elemento e fazer novamente a distribuição eletrônica dele, notaremos que a energia do subnivel s é menor que a do subnivel d.
s < p< d < f.
Portanto existe além da distribuição energética, também existe a distribuição geométrica que define a camada mais externa conhecida como camada de valência.
1S² - 2s² - 2p6 - 3s² - 3p6 - 3d³- 4s²
“A camada de valência está representada pela cor vermelha.”
Como identificar o elemento através da