Aula 20 Poder
Organizacional
Aula 20 – Poder
Cristina Ferigot
Poder
O controle é a capacidade de vigiar e punir, ou, em linguagem mais próxima das organizações, de determinar objetivos, de acompanhar, de distribuir recompensas ou punições.
Poder e Liderança: as contribuições de Maquiavel, Gramsci, Hayek e Foucault
Revista de Ciências da Administração • v. 12, n. 26, p. 221-243, jan/abril 2010
2
Poder
Em Maquiavel (1973) e em Gramsci (1992), para Foucault, o poder é recurso para a construção do que quer que seja, irremediavelmente, associado ao controle e à disciplina.
3
Poder
Sem poder, como implementar o que quer se seja nas organizações?
O poder é um recurso importante
Todas as recomendações sobre a implementação de novos modelos de gestão, do velho total quality management ao balance scorcard, são enfáticas ao ressaltarem a importância da direção na assunção dos mesmos. 4
Poder
Não há como evitar exercer e sofrer o poder.
A eficácia do poder dependerá dos objetivos, dos recursos disponíveis (inclusive os do oponente) e das circunstâncias.
Formação de lideranças e, ao mesmo tempo, necessita de pessoas que, contrariando o valor dominante, concordem em ser lideradas.
5
Poder
Liderança contingencial (situacional)
É exequível (possível) um único indivíduo ser capaz de variar tantas vezes as estratégias (condutas) quantas a situação exigir?
O poder implica em um conjunto básico de atitudes: ser cruel, se necessário (MAQUIAVEL, 1973).
Não há líder sem um projeto, as pessoas só se deixarão liderar enquanto virem nisso uma fonte de benefícios, elas não o seguirão sem um objetivo adequado a todos (MAQUIAVEL, 1973)
6
Poder
Foucault ensina que o poder se materializa no controle (vigiar, punir ou premiar) e que o poder é a capacidade de levar alguém a agir, é a relação contextualizada entre pessoas. 7
Poder
Sugerido por Maquiavel (1973), o líder deve estar preparado para tais disputas, mantendo-se em eterna vigilância. Não há vácuo de poder nas