AULA 20 05 15
DE
CIMENTO
Relatório – Aula 20/05/2015
Nomes: Lucas Moreira Souza Patrick Crespo Viana Rômulo Engeles Sergio do Ramo Tainara Furtado Thaynara Abreu Victor do Valle
Professora: Luciana Carreiras
Turma: GENG1033 Introdução O cimento pode ser definido como um pó fino, com propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes, que endurece sob a ação de água. Com a adição de água, se torna uma pasta homogênea, capaz de endurecer e conservar sua estrutura, mesmo em contato novamente com a água. Na forma de concreto, torna-se uma pedra artificial, que pode ganhar formas e volumes, de acordo com as necessidades de cada obra. Graças á essas características, o concreto é o segundo material mais consumido pela humanidade, superado apenas pela água.
Objetivo O objetivo dessa experiência é quantificar os componentes CaO, MgO e Fe2O3 em diferentes tipos de cimento.
Materiais
- Erlernmeyer
- Bequer
- Proveta
- Funil de Vidro
- Pera de Plástico
- Pipeta Volumétrica de 100 ml
- Suporte Universal
- Bureta
Reagentes
- Negro de Eriocromo
- Murexida
- Hidróxido de Sódio
- EDTA Concetração M = 0,05
- Cimento Portland N3 0,4g/l Procedimento
1) Dosagem de Cálcio e Magnésio
- Pipetar duas alíquotas de 100 ml de cimento e transferir cada uma para os erlenmeyers diferentes. Uma alíquota será utilizada para dosar Ca e Mg e a outra para dosar somente Ca. O teor de Mg é obtido por diferença.
2) Dosagem de Ca e Mg:
- Adicionar a um dos erlenmeyers 10 ml de solução pH=10 e aproximadamente 6 gotas de Negro de Eriocromo T (indicador).
- Preparar uma bureta com solução EDTA 0,05M, titular até a viragem, do indicador de rosa para azul brilhante. Anotar o volume gasto nessa titulação (V1)
3) Dosagem de Ca:
- Adicionar