aula 2
1.4. Sistema Econômico
O Sistema Econômico é a forma como a sociedade está organizada para desenvolver as atividades econômicas que são as atividades de produção, circulação, distribuição e consumo de bens e serviços.
Tendo em vista que as necessidades humanas são ilimitadas e os recursos produtivos são limitados, qualquer sistema econômico terá que fazer escolhas sobre três problemas básicos:
a) o que e quanto produzir (1° princípio) – ou seja, a sociedade terá que fazer uma escolha, dentro do leque de possibilidades de produção que tenha, quais os produtos e respectivas quantidades que serão fabricados.
b) como produzir (2° princípio) – a sociedade terá que escolher também quais os recursos produtivos ou fatores de produção (uma combinação entre eles ou apenas um deles ou apenas dois deles, ...) que serão utilizados para a fabricação dos produtos escolhidos, dado o nível tecnológico existente. (Exemplo: serão utilizados métodos intensivos em capital ou em terra ou intensivo em mão-de-obra? Essa decisão depende da disponibilidade de recursos de cada país) Como esses recursos são escassos, é sempre conveniente que sejam utilizados da forma mais eficiente possível para que o custo de produção seja o menor possível.
c) para quem produzir (3° princípio) – a sociedade terá também que decidir como seus membros participarão da distribuição dos resultados de sua produção, ou seja, se todos participarão igualmente desses resultados ou, em caso contrário, quais deles serão os mais ou menos beneficiados. Exemplo: beneficiar trabalhadores, capitalistas ou proprietários de terra? Beneficiar mercado interno ou externo? Região sul ou norte? Então, trata-se de decidir como será distribuída a renda gerada pela atividade econômica.
Resumindo:
A maneira como esses problemas serão resolvidos numa economia de mercado, que é a forma de sistema econômico predominante no mundo contemporâneo, é apresentado a seguir.
1.5. Fluxos Econômicos Numa Economia de Mercado: os