Aula 2
O CICLO HIDROLÓGICO
Fenômeno global de circulação fechada da água entre a superfície terrestre e a atmosfera, impulsionado fundamentalmente pela energia solar associada à gravidade e rotação da Terra.
Superfície terrestre: continentes e oceanos
Atmosfera: troposfera – até 16 km; 90% da umidade
Estratosfera – até 70 km; Ozônio: regula a radiação do sol.
O ciclo hidrológico só é fechado a nível global
Entradas = Saídas
HIDROLOGIA APLICADA
O CICLO HIDROLÓGICO
O conceito do CH está ligado ao movimento e à troca de água nos seus diferentes estados físicos, que ocorre na Hidrosfera, entre os oceanos, as calotas de gelo, as águas superficiais, as águas subterrâneas e a atmosfera. Este movimento permanente deve-se ao
Sol, que fornece a energia para elevar a água da superfície terrestre para a atmosfera (evaporação), e à gravidade, que faz com que a água condensada se caia (precipitação) e que, uma vez na superfície, circule através de linhas de água que se reúnem em rios até atingir os oceanos (escoamento superficial) ou se infiltre nos solos e nas rochas, através dos seus poros, fissuras e fraturas
(escoamento subterrâneo). Nem toda a água precipitada alcança a superfície terrestre, já que uma parte, na sua queda, pode ser interceptada pela vegetação e volta a evaporar-se.
HIDROLOGIA APLICADA
O CICLO HIDROLÓGICO
A água que se infiltra no solo é sujeita a evaporação direta para a atmosfera e é absorvida pela vegetação, que através da transpiração, a devolve à atmosfera. Este processo chamado evapotranspiração ocorre no topo da zona não saturada, ou seja, na zona onde os espaços entre as partículas de solo contêm tanto ar como água. A água que continua a infiltrar-se e atinge a zona saturada, entra na circulação subterrânea e contribui para um aumento da água armazenada (recarga dos aquíferos).
HIDROLOGIA APLICADA
O CICLO HIDROLÓGICO
Na zona saturada (aquífero), os poros ou fraturas das formações rochosas estão completamente preenchidos
por