aula 2 rede sem fio - resumo
Aula 2
Fundamentos de transmissão de sinais digitais
Para uma visão geral, devemos compreender os fundamentos de transmissão de sinais analógicos, digitais e periódicos.
Ondas de Rádio: Consiste em utilizar uma onda eletromagnética de alta frequência, que produzida por uma fonte denominada transmissor (Tx) e captada por um receptor (Rx), separados por certas distancias, compõem o sistema de comunicação
Outro ponto interessante é a escolha de altas frequências, que possibilita o uso de potencias menores e antenas de dimensões reduzidas, pois o uso de grandes potências e grandes antenas seria um transtorno.
Em geral as informações estão em baixa frequências, surge outra necessidade um processo chamado modulação, que é o processo de inserir uma informação de baixa frequência em uma onda RF (Rádio Frequência). Onde o sinal eletromagnético que contém a informação é denominado modulante e a onda de alta frequência é a portadora. Para recupera essa informação é necessário que o receptor realize o processo de demodulação.
Tipos de modulação:
AM: Quando a modificação ocorre na amplitude da portadora, ou seja, modulação por amplitude.
FM: Quando a modificação é na frequência da portadora, ou seja, modulação por frenquência.
PM: Quando a modificação ocorre na fase, ou seja, modulação por fase
Modulação de sinal digital
Já a transmissão de dados digitais, a onda modulante varia aos saltos, entre valores discretos. A modulação de uma onda de rádio(RF) por um sinal digital é chamada chaveamento(KEYING), modulações:
ASK: Chaveamento em amplitude (Amplitude Shift keying).
FSK: Chaveamento em frequência (Frenquency Shift keying).
PSK: Chaveamento por fase (phase Shift keying).
Sinais Analógicos.
Os sinais analógicos apresentam variação contínua no tempo ou espaço e diversos níveis de estado. Podem ter um conjunto infinito de valores num intervalo de tempo qualquer.
Sinal analógico (senoidal):
No domínio do tempo;
No domínio da freqüência.
Sinais Digitais