AULA 2 corpos e rochas
Un 1 – Propriedades Gerais dos Corpos e Rochas
Profª Msc. Luciana Faganello
Prof. Msc Robison Negri
Propriedade de um corpo: qualidades que o caracterizam e o diferenciam de outro corpo.
Os materiais são conhecidos e identificados por suas propriedades e por seu comportamento perante agentes exteriores. As propriedades variam conforme o material.
Em construção é necessário conhecer as propriedades de cada material para poder deduzir seu comportamento na prática. Propriedades dos corpos sólidos
a) Dureza: é a resistência que os corpos opõem ao serem riscados.
b) Tenacidade: é a resistência que opõem ao choque ou percussão. (o vidro tem grande dureza, mas pequena tenacidade; os termos não são sinônimos). c) Maleabilidade ou Plasticidade: é a capacidade que os corpos têm de se adelgaçarem até formarem lâminas sem, no entanto se romperem.
d) Ductibilidade: é a capacidade que os corpos têm de se reduzirem a fios sem se romperem (a argila tem boa plasticidade e pequena ductibilidade).
e) Durabilidade: capacidade que os corpos tem de permanecerem inalterados com o tempo. f ) Desgaste: é a perda de qualidades ou de dimensões com o uso contínuo.
c) Elasticidade: é a tendência que os corpos apresentam a retornar a forma primitiva após a aplicação de um esforço.
Esforços mecânicos
Esforços mecânicos: as solicitações simples a que um corpo pode ser submetido são:
a) Tração
b) Compressão
c) Flexão
d) Torção
d) Flambagem: é um esforço de compressão em uma barra cuja seção transversal é pequena em relação ao comprimento, que tende a produzir uma curvatura na barra. (d)
d) Torção
e) Flambagem
f) Cisalhamento: forças atuantes tendem a produzir um efeito de corte, isto é, um deslocamento linear entre seções transversais
(f)
f) Cisalhamento
Solicitação composta: quando aparecem dois ou mais esforços combinados em um mesmo corpo que está sob uma solicitação simples.
Por exemplo, no mecanismo da flexão.
Flexão
Tensão:
Chama-se