Aula 17 Instrumentos De Medidas El Tricas
Setor de Ciências Exatas
Departamento de Física
Física Geral B – Prof. Dr. Ricardo Luiz Viana
Aula 17 – Instrumentos de medidas elétricas
1. Galvanômetro de D´Arsonval: instrumento sensível à passagem de corrente elétrica. Funciona a partir da ação magnética de um imã sobre uma bobina onde passa corrente elétrica. Quando existe corrente, há um torque magnético e uma conseqüente rotação da bobina que, por sua vez, causa a deflexão de um ponteiro (no modelo analógico), preso por uma mola tipo cabelo. Ele é a base dos demais instrumentos de medidas elétricas, existindo também nos modelos digitais mais modernos.
Corrente de fundo de escala (ig): é a corrente elétrica que passa pelo galvanômetro provocando a máxima deflexão do seu ponteiro. Tipicamente da ordem de 0,5 mA.
Resistência elétrica do galvanômetro (Rg): é a resistência da bobina de fio condutor pela qual passa a corrente. Tipicamente 20 Ω.
Queda de tensão máxima provocada pelo galvanômetro no circuito (valores típicos)
V = Rg ig = 20 x 0,5 x 10-3 = 0,01 V
2. Amperímetro: mede a corrente passando por um ramo do circuito. É colocado sempre em série com o resistor ou outro elemento do circuito, de modo que seja percorrido pela mesma corrente. Como o medidor tem uma certa resistência, esta deve ser a menor possível para que a sua influência (perda de corrente) sobre o circuito seja a mínima possível.
É construído ligando-se um resistor em paralelo a um galvanômetro: falamos em “shuntar” o galvanômetro, ou seja, fazer uma derivação a ele. Se o resistor em paralelo tiver baixa resistência, a corrente passará em sua maior parte pela derivação.
Problema resolvido: Considere um galvanômetro de ig = 0,5 mA e Rg = 20 Ω. Projetar um amperímetro que tenha deflexão máxima (fundo de escala) com uma corrente de i = 5 A.
Solução: Seja Rp a resistência e ip a corrente do shunt em paralelo com o galvanômetro. Como ambos estão sujeitos à mesma ddp
V = Rg ig = Rp ip