Aula 12 ALG Estruturas de Dados Vetor
Segundo o conceito de Informação, temos que:
"Informação é a matéria-prima que faz com que seja necessária a existência dos computadores, pois eles são capazes de manipular e armazenar um grande volume de dados, com alta performance..." (Forbellone, André Luiz Villar).
Os computadores, de maneira geral, manipulam informações, enquadrando-as nos seguintes tipos primitivos: Numérico INTEIRO, Numérico REAL, CARACTERE ou LÓGICO.
Na linguagem PASCAL, temos uma série de tipo de dados pré-definidos ou primitivos, a disposição dos programadores, para codificação de seus algoritmos, tais como: Integer, Char, Byte, Real, String, Boolean, etc..
Porém, como podemos notar, a quantidade de tipos de dados estipulados pode não ser suficiente para representar toda e qualquer informação que possam ocorrer. Essa deficiência poderia ser resolvida se tivéssemos à disposição mais tipos de dados, ou mais precisamente, se esses tipos pudessem ser criados à medida de sua necessidade.
Podemos, a partir da composição de tipos primitivos, construir novos tipos.
Dentre os novos tipos, podemos construir os que têm um formato denominado: ESTRUTURA DE DADOS. Uma estrutura de dados define como os tipos primitivos serão organizados.
Assim como uma variável simples pode ser entendida como um elemento, a ESTRUTURA DE DADOS pode ser vista como um conjunto de elementos.
Uma estrutura de dados, também denominada variáveis estruturadas ou variáveis compostas, também é referenciada como:
“Matriz”, “Vetor”, “Array”, “Tabela”, etc.
9.
10.
8.1 Variáveis Compostas Homogêneas - VCH
São Estruturas de Dados, também denominada VETOR, composta de “n” variáveis com o mesmo tipo de dado primitivo.
Conforme definições, em programação na linguagem PASCAL, uma VCH corresponde a posições de memória identificadas por um único nome, individualizadas por índices, e cujo conteúdo é de um mesmo tipo de dado.
Variável Composta Homogênea Unidimensional (VCHU) - Vetor
São Estruturas de Dados, cujos