aula 12 Acustica Recintos Fechados
Prof.ª Dra. Marta Cristina de J.A. Nogueira
Mestrado Engenharia de Edificações e Ambiental
Apresentação de seminário
Disciplina Conforto Ambiental
Mestrado Engenharia de Edificações e
Ambiental
1
Acústica em recintos fechados: propagação do som em recintos fechados – reflexão sonora (eco e reverberação), absorção sonora e difração sonora:
Tempo de Reverberação;
Isolamento acústico: materiais isolantes e absorventes, aplicação, amostras.
Aluna: Graziela Esteves Magalhães
Mestrado Engenharia de
23-Maio-14
Edificações e Ambiental
Acústica
2
Acústica em recintos fechados
Uma boa sala de concertos deve ter condições estruturais que permitam ao som se propagar em todo o ambiente, de forma uniforme e cristalina, bem definido em suas características, os agudos e os graves bem como os sons secundários devem ser preservados em sua forma original.
Somente com a observância dos princípios físicos da acústica é possível projetar uma sala de concerto de boa qualidade. (Andre Lima Belico artigo Acústica nas Salas de Concertos)
Mestrado Engenharia de
23-Maio-14
Edificações e Ambiental
• Propagação do som em recintos fechados:
3
Mestrado Engenharia de
23-Maio-14
Edificações e Ambiental
Por que o desenho do interior de uma sala interfere tanto na sua acústica e como itens estéticos interferem na propagação do som?
4
• a) defesa contra o ruído: sons indesejáveis devem ser eliminados, ou então amortecidos. Isto se refere tanto à intromissão de ruídos alheios ao local, através dos diferentes fechamentos, quanto àqueles produzidos no próprio interior;
• b) controle de sons no recinto: nos locais onde é importante uma comunicação sonora (salas de aula, teatros, auditórios), necessitasse de uma distribuição homogênea do som que preserve a qualidade e a inteligibilidade da comunicação, evitando defeitos acústicos comuns (ecos, ressonâncias, reverberação excessiva).
Mestrado Engenharia de
23-Maio-14
Edificações e Ambiental
Acústica arquitetônica
5