Aula 1 A origem do concreto REV 01
Materiais Const. Civil II - Prof.: Eider Azevedo
1
Tópico(s) da aula:
- A origem do concreto.
Materiais Const. Civil II - Prof.: Eider Azevedo
2
Material plástico, que é moldado de maneira a adquirir a forma desejada antes que desenvolva um processo de endurecimento, adquirindo resistência suficiente para suportar sozinho os esforços que o solicitam.
CONCRETO = CIMENTO + AREIA + PEDRA + ÁGUA
O concreto moderno utilizado atualmente para a construção dos mais diversos tipos de estrutura é fruto do trabalho de inúmeros homens, que durante milhares de anos observaram a natureza e se esmeraram por aperfeiçoar materiais, técnicas, teorias e formas estruturais. Até o final do século XIX os sistemas construtivos usuais eram as estruturas em madeira e em alvenaria. Como a madeira, embora abundante na época, apresentasse os problemas de durabilidade e combustão (muitas cidades sofreram sinistros de grandes proporções) a alvenaria de pedras ou de tijolos foi o sistema estrutural empregado nas obras mais importantes.
Materiais Const. Civil II - Prof.: Eider Azevedo
3
Desde as primeiras experiências com a alvenaria de pedras, as antigas civilizações buscaram um material que unisse e desse coesão a essas pedras.
Inicialmente usaram a argamassa de barro (os assírios e babilônios usaram a argila como material ligante) e posteriormente, uma argamassa mais resistente e durável, a argamassa de cal.
É nesse contexto que se inicia a história da cal, do cimento e do concreto.
SEQUÊNCIA HISTÓRICA
A história do concreto não começou no século passado, mas com a própria civilização humana, pois a partir do momento em que o homem existe sobre a terra, ele tem a necessidade básica de morar e morar melhor a cada dia.
• 12.000 a.C. – Israel
Reações entre calcário e argila xistosa durante combustão espontânea formaram um depósito natural de compósitos de cimento. Estes depósitos foram caracterizados por geólogos israelenses na década de 70. Este é o cimento