Aula 1 Transportes multimodais
Transportes Multimodais
Movimentando bens e gente
Impulsionadas pela tecnologia, a produção de mais mercadorias com maior velocidade e as colheitas cada vez maiores e melhores são inúteis a menos que possam ser levadas às pessoas que delas necessitam.
Os transportes criam valor econômico movimentando bens e pessoas de um lugar para outro.
Ampla variedade de mercadorias, da matéria prima à semi-acabada e aos bens manufaturados, é comercializada no mundo e transportada por meio das diversas modalidades de transporte.
Os 5 Modais de Carga Classificamos como modal um método ou forma de transporte básico.
Os termos modo, modal e modalidade de transporte têm o mesmo significado.
Os cinco modais básicos de transportes são: ferroviário, rodoviário, hidroviário, dutoviário e aéroviário.
Cada modal tem custos e característica operacionais que o definem como a melhor opção para certos tipos de operações e produtos. Todas as modalidades têm suas vantagens e desvantagens.
O setor de transportes é a área de custo mais alto na maioria dos sistemas logísticos.
Transporte de Carga
No transporte de carga é utilizada uma estrutura constituída por vias com direitos preferenciais de passagem, veículos e as transportadoras que operam nos cinco modais.
Valores como distância a ser percorrida, rotas possíveis, características de serviço, volume de tráfego, tipo de carga a ser transportada e segurança e rapidez definem a produtividade na escolha do modal. Clique nos links a seguir para visualizar o conteúdo: http://www.portogente.com.br/portopedia/produtividade http://www.portogente.com.br/portopedia/qualidade Transporte de Carga Produtividade é a capacidade de uma empresa de ofertar um determinado nível de produto ou serviço a um custo mínimo.
Qualidade está relacionada ao baixo custo, atender à expectativa do cliente, entrega no prazo certo no local certo e na quantidade certa.
Para quantificar o frete (preço a pagar, como aplicação de uma tarifa a