AULA 1 TRABALHO e EMPREGO
1
TRABALHO
EMPREGO
– e Fonte:
LAZZARESCHI, Noêmia. Sociologia do Trabalho. Curitiba: IESDE Brasil
S.A., 2008.
Trabalhar significa criar utilidades para a satisfação das necessidades humanas, isto é, produzir bens – coisas materiais – ou prestar serviços, realizar uma atividade cujo resultado permita a satisfação de uma necessidade humana, sem que esse resultado assuma a forma de um bem material, como o serviço prestado por uma orquestra sinfônica, pelo professor, advogado, médico etc.
Trabalhar é uma atividade exclusivamente humana por ser consciente, deliberada, com o propósito de gerar resultados que possibilitem a satisfação não só de necessidades relativas à sobrevivência (alimentação, vestuário, abrigo, manutenção da vida), mas também de necessidades sociais, culturais, artísticas, espirituais, psíquicas sentidas e/ou criadas pelo homem. Só é possível ser realizada porque somos dotados de inteligência, iniciativa, espírito crítico, criatividade que se desenvolvem ao longo de seu processo.
O trabalho é, portanto, uma ação humanizadora da nossa espécie animal, isto é, humanizadora do próprio ser humano por ser a única ação a nos diferenciar de outros animais, tal como nos explica Karl
Marx.
Assim, agindo deliberada e conscientemente sobre a natureza, transformando-a, ao mesmo tempo em que se transformam pela realização de suas potencialidades, os homens produzem a História, isto é, processo de produção das condições materiais de vida e de produção da consciência, compreendida como representações mentais do próprio trabalho, de si próprios e das relações sociais estabelecidas ao longo do processo, expressas no conjunto de crenças, ideias, valores, padrões de comportamento transmitidos de geração para geração.
O trabalho pode ser uma atividade de caráter individual e/ou social. O trabalho doméstico, por exemplo, pode ser realizado individualmente para satisfazer tanto uma necessidade individual quanto social. Terá caráter individual se for