AULA 1 Estequiometria
AULA 1
DETERMINAÇÃO DA ESTEQUIOMETRIA DA REAÇÃO ENTRE ÍONS CHUMBO E ÍONS IODETO
1 – OBJETIVOS:
- Determinar a estequiometria da reação entre íons Pb2+ e I- aplicando o método das variações contínuas (método de Job).
- Treinar a técnica de filtração quantitativa.
- Observar propriedades tais como solubilidade e precipitação.
2 - PROCEDIMENTO:
A – REAÇÃO:
1 - Numere duas buretas de 50,0 mL
2 – Em uma coloque solução de nitrato de chumbo, Pb(NO3)2, de concentração 0,5 mol/L e na outra, uma solução de iodeto de potássio, (KI), de concentração 0,5 mol/L.
3 – Numere 5 béqueres de 50 mL e com auxílio da bureta adicione em cada um os volumes de nitrato de chumbo de acordo com a tabela abaixo:
Béquer nº
1
2
3
4
5
Volume Pb(NO3)2 (mL)
1,0
2,0
3,0
4,0
5,0
4 - Adicione com uma proveta 10 mL de água destilada a cada béquer. Cubra-os com vidros de relógio e aqueça-os em chapa aquecedora, sem ferver.
Com a outra bureta, adicione aos mesmos béqueres os volumes correspondentes de solução de iodeto de potássio.
Béquer nº
1
2
3
4
5
Volume KI (mL)
8,0
7,0
6,0
5,0
4,0
5 - Cubra os béqueres novamente e aqueça-os levemente por aproximadamente 10 minutos para facilitar o crescimento dos cristais produzidos na reação.
6 - Deixe esfriar até a temperatura ambiente.
B – FILTRAÇÃO:
1 - Pese, na balança semi-analítica, cinco papéis de filtro numerados (com lápis), e anote suas massas.
Papel nº
1
2
3
4
5
Massa (g)
2 - Dobre o papel de filtro, coloque-o no funil e com auxílio do jato de água de uma pisseta, faça com que adira às paredes do funil.
3 - Transfira quantitativamente o precipitado do béquer 1 para o funil, lavando o interior do béquer diversas vezes com pequenos volumes de água e transferindo-os para o funil, sem que o líquido ultrapasse a altura do papel.
4 - Terminada a filtração, lave o precipitado, dentro do funil, com pequenos volumes de água destilada e após com álcool etílico.
5 – Coloque o papel, contendo o precipitado, na