Aula 1 Eletricidade
Aula 1 – Eletricidade
Átomo
O Átomo é a menor partícula de um elemento químico, e é composto de um núcleo com prótons (carga positiva) e nêutrons (sem carga) e de uma órbita contendo elétrons (carga negativa) que giram ao redor do núcleo.
Os elétrons mais afastados do núcleo se desprendem com facilidade em algumas substâncias, como os metais; portanto, estes materiais, como o ouro e o cobre são chamados de bons condutores de eletricidade. Outros materiais não permitem o fluxo de eletricidade, e são chamados de isolantes, como o plástico, o vidro e a borracha.
A carga elétrica de um átomo é zero quando possui o mesmo número de elétrons e de prótons.
Quando acontece algum tipo de perturbação, como uma reação química ou nuclear, o átomo pode ganhar ou perder elétrons ou prótons. Nesse caso é quebrado o equilíbrio elétrico, e o átomo fica eletricamente carregado; um átomo eletricamente carregado é chamado de Íon.
Se o íon tem menos elétrons que prótons, sua carga total é positiva e ele é chamado de cátion. Exemplo: um átomo de oxigênio com sete elétrons, mas com um total de oito prótons, é um cátion de oxigênio.
Se o íon tem mais elétrons que prótons, sua carga total é negativa e ele é chamado de ânion.
Exemplo: um átomo de oxigênio com nove elétrons, mas com um total de oito prótons, é um ânion de oxigênio.
Eletricidade
Eletricidade é a passagem de elétrons em um condutor.
1
Corrente elétrica
Uma corrente elétrica é o deslocamento de elétrons ao longo de um fio metálico.
A bateria é uma fonte de alimentação com dois pólos. Um tem carga positiva e o outro carga negativa. Quanto um fio é conectado a cada um dos pólos, os elétrons no fio são repelidos pelo pólo negativo e atraídos pelo positivo. Isto faz com que eles se movam através do fio e formem uma corrente elétrica. A intensidade de uma corrente elétrica é medida em ampères (A), em homenagem a André-Marie Ampère (1775-1836).
Tensão elétrica ou força