AULA 1 DEFINICAO DE ETICA
Definição
Ética e responsabilidade social estão na ordem do dia há anos, não só no mundo corporativo, mas em todos os âmbitos da vida nacional. Questiona-se sobre o que é essencial e o que é secundário para o convívio social, e, nesse sentido, começa-se a perceber a necessidade de "regras" que regulamentem esse convívio.
A palavra ética origina-se do grego ética ethike, de ethikós, que diz respeito aos costumes. Atualmente, a palavra pode designar aquele ramo da Filosofia que trata dos problemas fundamentais da moral, tais como a finalidade e o sentido da vida humana, os fundamentos da obrigação e do dever. natureza do bem e do mal, o valor da consciência moral, esta entendida como o conjunto das regras de conduta consideradas como universalmente válidas.
Também costuma ser usada para denotar o conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade. É nesse último sentido que a palavra ética será aqui empregada.
Assumimos que a ética é vista como algo intrínseco ao ser humano, indissociável da probidade e moralidade. A ética envolve tudo que diga respeito a integridade, honestidade, coragem para assumir os próprios erros, tolerância, flexibilidade e humildade. É por isso que, quando se fala em ética, normalmente se está falando em:
Seguir os valores da sociedade em que vive;
Perceber não somente nossos interesses pessoais, mas os dos outros também.
Nesse sentido, pensar no bem e no mal que se pode fazer para o próximo;
Querer o bem, não só para si, e, nesse sentido, agir em concordância com esse propósito, ainda que se tenha que enfrentar pressões contrários internas e externas; ser honesto, justo, ter respeito pelos outros, não mentir, não enganar, fazer o que é certo a coisa certa, sem prejudicar os outros.
Tratar o outro com justiça, correspondendo à sua expectativa de ser respeitado em seus direitos, necessidades, carências e possibilidades.
Tratar o outro com