Aula 1 Contabilidade de Custos
Everton Barbosa
Contabilidade de Custos
Em um mercado competitivo e globalizado, a administração de
Custos pode fazer a diferença?
Contabilidade de Custos
Fundamentos
Compreensão das principais terminologias contábeis;
Princípios contábeis que regem a Contabilidade de
Custos;
Entendimentos dos custos no processo de produção;
Correlação entre a Contabilidade de Custos e a
Contabilidade Geral;
Conceitos que fundamentam a Contabilidade de
Custos; e
Ramos de negócio tratados pela Contabilidade.
Contabilidade de Custos
ORIGEM
Alguns autores de livros sobre contabilidade de custos, buscando dados históricos, dizem que ela surgiu com a revolução industrial e por isso foi implantada inicialmente nas empresas industriais como forma de apuração de custos para efeito da fixação de preços ao consumidor. Depois foi desenvolvida e aprimorada em razão da competitividade entre as empresas.
Mas, por dedução podemos dizer também que a aplicação da contabilidade de custos talvez tenha iniciado de forma primária ou elementar logo depois que Luca Paccioli publicou a sua teoria sobre o método das partidas dobradas, que deu à contabilidade uma forma mais conseqüente para apuração de resultados dos empreendimentos agrícolas de sua época.
Contabilidade de Custos
A contabilidade de custos atualmente pode ter infinitas ramificações em sua aplicação, dependendo das particularidades operacionais de cada tipo de entidade juridicamente constituída e dependendo ainda do estudo pormenorizado de suas necessidades de controles de custos com a finalidade de redução destes, como forma de aumentar a competitividade entre empresas no mercado consumidor nacional e internacional.
Assim sendo, hoje em dia a contabilidade de custos pode ser aplicada na quase totalidade dos empreendimentos com maior ou menor complexidade. É exatamente isto que se pretende mostrar de forma sintética e clara, não com ilações teóricas, mas sim com base em experiências práticas nas