Aula 1 Anatomia E Fisiologia Do Periodonto
*Periodonto
Conjunto de tecidos que revestem ou suportam o dente, incluindo a gengiva (periodonto de revestimento), cemento, ligamento periodontal e osso alveolar (alvéolo de sustentação). Desenvolvimento ocorre durante o crescimento e a formação dos dentes. Processo começa na fase embrionária devido as células.
*Gengiva
-Livre ou Marginal: ela é uma gengiva firme com superfície opaca de cor rosa.
-Inserida: gengiva de cor rosa, larga, superfície opaca e pontilhada (lembra uma laranja) seu limite vai da mucosa gengival à ranhura gengival.
-Mucosa Alveolar: Gengiva de superfície lisa e avermelhada, ela é frouxa.
Ranhura Gengival é um sulco raso que está a 0,5 à 2,0 mm da margem. Não relacionado com a saúde gengival.
Papilas Interdentais são determinadas por:
- Relação de contato entre os dentes
-Largura da superfície proximal
-Anatomia da junção cemento/esmalte
-Região anterior: forma piramidal
-Região posterior: COL (entre papila vestibular e lingual)
COL= Epitélio delgado não queratinizado, superfícies proximais, principalmente de molares e pré-molares. DIMINUI a resistência bacteriana.
Tipos de Epitélio:
Tecido Oral: tecido escamoso estratificado paraqueratinizado. A queratinizaçao baixa com a idade, reveste a crista e a superfície externa da gengiva. Possui quatro camadas.
Tecido do Sulco: limite coronar do epitélio juncional até a margem gengival, tecido escamoso estratificado não ceratinizado.
Sulco Gengival: espaço presente ao redor de todos os dentes. Vem da erupção dental e epitélio juncional – epitélio reduzido do órgão do esmalte.
Epitélio Juncional: 2mm de espessura e duas camadas (estrato basal e suprabasal), produz a junção epitelial.
Tecido Conjuntivo: várias fibras colágenas, sustenta a gengiva. Tem função de: sustentação mecânica, troca de metabólitos, proteção e repasação. A função das fibras são: rigidez no ato mastigatório e ajuda a manter o dente no alvéolo.