aula 05 CAPACIDADE MOTORA
AULA DO DIA 10/10/2014
CAPACIDADE MOTORA
Capacidade motora: é capacidade que o ser humano tem de desenvolver certas atividades. Todos os seres humanos possuem. Refere-se à potencialidade individual.
As capacidades motoras podem ser divididas em:
Capacidades motoras condicionais;
Capacidades motoras coordenativas;
CAPACIDADES MOTORAS CONDICIONAIS
Capacidades motoras condicionais: são capacidades determinadas pelo processo energético e metabólico (pela obtenção e transformação de energia). Resultam da energia disponível no músculo. força, resistência, velocidade, flexibilidade e agilidade.
Força: capacidade do músculo ou grupo muscular mover e/ou levantar sobrecarga imposta a segmentos do corpo.
Resistência: capacidade de um grupo muscular em manter níveis de força por um certo período de tempo.
Velocidade: a capacidade de atingir maior rapidez de reação e de movimento.
Flexibilidade: qualidade física responsável pela execução voluntária de um movimento de amplitude angular máxima, por uma articulação ou conjunto de articulações, dentro dos limites morfológicos, sem o risco de provocar lesão.
Agilidade: capacidade do indivíduo de mudar a direção do corpo movendo-se de um ponto a outro o mais rapidamente possível.
CAPACIDADES MOTORAS COORDENATIVAS
Capacidades motoras coordenativas: são essencialmente determinadas pela interação entre sistema nervoso central e o controle motor. Constitui a base para a aprendizagem, execução e domínio dos gestos técnicos.
Motricidade global, motricidade fina, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial, organização temporal e lateralidade.
Motricidade global: todas as possíveis formas que o corpo tem de controlar seus movimentos amplos, possibilitando que vários grupos musculares possam contrair de forma independente um do outro.
Quando não estimulada pode levar a dificuldade em subir e descer escadas, saltos, corrida.
Correr, saltar, subir em árvores, andar de bicicleta.
Motricidade