AULA 03. GRUPO DO BORO E ALUMINIO.
AULA 03. GRUPO DO BORO E ALUMINIO.
Relatório apresentado à disciplina de Química Analítica, do curso de Engenharia Química do Unileste.
Alunos: Paloma Cardoso Daiane Tavares Késsia Caroline Lorena Alves Andreia Gonçalves
Professor: Ricardo Franca
CORONEL FABRICIANO – MG MARÇO DE 2014
1. INTRODUÇÃO
O grupo 13 da Tabela Periódica é o primeiro grupo do bloco p. Seus elementos possuem configuração eletrônica ns2np1e, consequentemente, seu maior número de oxidação é +3. O boro e o alumínio são os dois primeiros elementos desse grupo.
O boro é um metaloide que forma ligações covalentes e possui energia de ionização particularmente alta. Todavia, como ele possui apenas três elétrons na camada de valência e possui um raio atômico muito pequeno, ele forma compostos com octetos incompletos. Essa peculiaridade do elemento faz com que ele possua propriedades notavelmente incomuns, que o tornaram essencial à tecnologia moderna.
O boro, com características acentuadas de ametal, forma óxidos ácidos como na reação do ácido bórico com água (1) em que há formação de um ácido monotrópico:
(1) (OH)3B + :OH2 → (OH)3B-OH2.
Já o alumínio, seu vizinho de caráter metálico, forma ácidos anfotéricos. Os óxidos de ambos são importantes pois são a fonte desses elementos e o ponto de partida para a produção de outros compostos, como na reação (2), em que sulfato de alumínio é produzido a partir de óxido de alumínio e ácido sulfúrico:
(2) Al2O3(s) + 3H2SO4(aq) → Al2SO4(aq) + 3H2O.
O alumínio é o terceiro elemento mais abundante na crosta terrestre. A disponibilidade de bauxita, o minério bruto do qual é obtido o alumínio, é praticamente inesgotável. O alumínio por ser um elemento com alto potencial oxidante, não é encontrado in natura, ou