Aula 03 Exerc cios
DE GOIÁS
Historia e Geografia de Goiás
Profº Urani
Face: Urani atualidades
EXERCÍCIOS DE PROVAS ANTERIORES
01. (Agehab/2010/Sousândrade) O século XVII representou a etapa de investigação das possibilidades econômicas das regiões goianas, durante a qual o seu território tornou-se conhecido. No século seguinte, em função da expansão da marcha do ouro, ele foi devassado em todos os sentidos, estabelecendo-se a sua efetiva ocupação através da mineração. Nesse sentido, pode-se afirmar que a economia goiana no final do século XVIII se caracteriza:
a) Pelo aumento da arrecadação fiscal e da imigração para a região.
b) Como um período de desenvolvimento através do processo de industrialização urbana.
c) Pelo declínio da mineração e empobrecimento da capitania que se volta para as atividades agropecuárias.
d) Como o período áureo, grande circulação de riqueza, intenso povoamento, apogeu da mineração. e) Pelo crescimento comercial e desenvolvimento urbano.
02. (Agehab/2010/Sousândrade) Com o processo de Independência do Brasil em 1822, a estrutura política não sofre mudanças marcantes em Goiás. Essas mudanças ocorrem de maneira gradual e com disputas internas pelo poder entre os grupos locais. Nesse contexto destaca-se:
a) o atrito dos grandes proprietários de terra com o governo central, pois eles eram totalmente contra a separação de Portugal.
b) o movimento separatista do norte de Goiás, provocado por interesses econômicos e políticos dos grandes proprietários de terra descontentes com a falta de benefícios do governo.
c) o elevado índice de imigrantes estrangeiros, que se tornaram responsáveis pelo desenvolvimento da pecuária no Estado.
d) a recuperação da economia mineradora com a descoberta de novas jazidas na região norte do Estado.
e) a consolidação da separação do norte, aprovada em 1823 pelo governo imperial.
Entre 1920-1929, o gado vivo significou quase a metade de todas as exportações e
27,69% da arrecadação total do Estado.