Aula 0200 Principios basicos impresso
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
ESPAÇO E COMPOSIÇÃO
PROF.º THYAGO PHELLIP F. FREITAS
PALMAS, 2015
Princípios de Composição
Uma composição desequilibrada transitória, e, portanto inválida.
parece
acidental,
Na arquitetura permite ver o espaço de maneira articulada e trabalhar seus elementos para criar sensações, agindo diretamente no íntimo do usuário daquele espaço.
O Espaço
O homem habita e estabelece relações com o espaço: dentro/fora, longe/perto, separado/unido.
A maneira como entendemos este espaço depende de nossas vivências. Assim se somos pedestres, vemos a cidade de certa maneira, mas se somos motoristas, temos outra visão.
O espaço é determinado por alguns elementos:
Verticais: estas formas são mais ativas e delimitam bem o espaço criando a sensação de fechamento;
Horizontais: são elementos mais tranquilos e marcam principalmente planos.
Nivelamento e aguçamento
Numa composição para atingir o nivelamento precisa-se confiar na capacidade de varredura visual de um campo qualquer. Quando observamos um campo retangular, de modo intuitivo, localizamos as linhas divisórias: vertical e horizontal e, posteriormente, também as diagonais. Qualquer ponto localizado fora dessas linhas, visivelmente trabalhará com aguçamento e, se estiver causando dúvidas quanto a sua localização, trará um comportamento indesejável, que é a ambiguidade. Elementos da
Comunicação
Visual
Ponto
É a melhor unidade de comunicação visual; é a unidade mais simples e irredutivelmente mínima.
O ponto tem grande poder de atração visual sobre o olho, seja ele natural ou criado com algum objetivo pelo homem. são instrumentos úteis para medir o espaço no meio ambiente ou no desenvolvimento de qualquer projeto visual. • Quando vistos, os pontos se ligam, sendo assim, são capazes de dirigir o olhar, efeito intensificado pela maior proximidade entre eles. Vários pontos justapostos criam a ilusão de tom ou de cor.
• Quando aparecem vários pontos no mesmo campo