Aula 02 versão aluno
1. Abordagem Clássica
2. Preenchendo o Quadro das Escolas de Administração
1. Abordagem Clássica
(CHIAVENATO:2006, p.47-96)
Origens
1 - O crescimento acelerado e desorganizado das empresas
- ficou complexo
- não dava mais para improvisar
2 - A necessidade de aumentar a eficiência e a competência das organizações
- rendimento dos recursos; evitar desperdícios;
- vencer a concorrência; produção em massa;
2. ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA:
Autores Principais:
Frederick Winslow Taylor (engenheiro americano) – Escola de Administração Científica - aumentar a eficiência da indústria por meio da racionalização do trabalho do operário.
E mais: Frederick Winslow Taylor (1856-1915), Henry Lawrence Gantt (1861-1919), Frank Bunker Gilbreth (1868-1924), Harrington Emerson (1853-1931), Henr-y Ford (18631947) e outros.
Características: ênfase na análise e na divisão do trabalho do operário; tarefas do cargo e o ocupante como a unidade fundamental da organização (abordagem de baixo para cima = do operário para o supervisor e gerente) e das partes (operário e seus cargos) para o todo (organização empresarial); atenção ao(s): método de trabalho, movimentos para execução de uma tarefa; o tempo padrão para sua execução; especialização do operário e o reagrupamento de movimentos, operações, tarefas, cargos (Organização Racional do Trabalho (ORT)).
A obra de Taylor. analisou as tarefas; decompôs para especializar e racionalizar técnicas de racionalização do trabalho do operário, por meio do Estudo de Tempos e Movimentos divisão clara gerência x execução (operários sem capacidade de planejar) livro Shop Management (1903): reduzir custos e pagar melhor estabelecer padrões para controle da produção condições de trabalho adequadas; empregados cientificamente selecionados; empregados cientificamente treinados
atmosfera