Aula 02 SA DE E Higiene Ocupacional
AULA 02
PLT:Capítulos I ,II, III e IV
O meio ambiente do trabalho sempre oferece riscos ao elemento humano e portanto, é feito uma análise destes riscos de modo a identificar os perigos inerentes a área de trabalho, a cada atividade a ser exercida por cada colaborador.
No Brasil, as Normas Regulamentadoras (NRs), regulamentam e fornecem orientações sobre procedimentos obrigatórios relacionados à segurança e medicina do trabalho.
Essas normas são citadas no Capítulo V, Título II, da
Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)
NORMA REGULAMENTADORA Nº 10
“Dispõe sobre as diretrizes básicas para a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, destinados a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que direta ou indiretamente interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade nas fases de geração, transmissão, distribuição e consumo
Incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas, e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades”.
EFEITOS DA CORRENTE ELÉTRICA NO CORPO
HUMANO
Lesões térmicas
–
Queimadura de 1º, 2º e 3° graus nos músculos e pele;
–
Aquecimento e dilatação dos vasos sangüíneos;
–
Aquecimento/carbonização de ossos e cartilagens;
–
Queima de terminações nervosas e sensoriais;
–
Queima das camadas gordurosas abaixo da pele tornando-as gelatinosas.
Lesões não térmicas
– Danos celulares
– Espasmos musculares
– Contração descoordenada do coração ( fibrilação )
– Parada respiratória e cardíaca
– Ferimentos resultantes de quedas e perda do equilíbrio.
Todos os trabalhadores devem participar do Curso básico de Segurança em instalações e serviços elétricos, com carga mínima de 40h e reciclar no mínimo a cada 02anos.
São medidas de proteção coletiva: desenergização elétrica, isolamento das partes vivas, uso de barreiras, sinalização, bloqueio do religamento automático e aterramento elétrico.
5
NR 23 -