Aula 02 03 M Lourdes
Significa qual o negócio que a organização pretende realizar.
O núcleo central da administração é a preparação para o futuro, visando a direção consciente e sistemática para seus objetivos.
O futuro da organização não pode ser previsto, ele deve ser criado.
Componentes Básicos de uma Estratégia Organizacional
Ambiente – visa observar as oportunidades no ambiente de tarefa, principalmente no mercado, assim como as limitações, contingências, ameaças nele existentes.
Organização – são os recursos disponíveis na organização, sua capacidade e habilidades, compromissos e objetivos.
Adequação entre ambos – é a postura que a a organização deverá adotar para integrar seus objetivos, recursos, potencialidades e limitações.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
É o que será determinado pela organização referente a seus produtos-mercados, lucros, grau de inovação, relações com seus executivos, empregados e certa instituições externas.
Ele é elaborado a partir de três atividades:
1 – Análise ambiental – relativo ao ambiente.
2 – Análise organizacional – relativo a organização
3 – Formulação de estratégias – que são as tomadas de decisões globais e abrangentes que produzirão efeitos no futuro da organização.
Definida a estratégia, parte-se para os planos específicos, que deverão ser desenvolvidos e executados pelos diversos órgãos situados nos outros níveis da organização. Esses planos são realizados pelo nível intermediário da organização.
A ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
É uma função da administração de topo, que analisa, desenvolve e modifica os processos internos e externos da organização para torná-la eficiente e eficaz, que formula e implementa como um conjunto de decisões unificado, compreensivo e integrado que visa assegurar o alcance dos objetivos da organização.
Cada organização deve ser considerada sob o ponto de vista de eficiência e eficácia.
EFICIÊNCIA
É uma medida normativa da utilização dos recursos.
Está voltada para a melhor maneira pela qual as