Aula 01
1. O Regulamento da empresa BONS VENTOS LTDA revogou vantagens deferidas a trabalhadores em Regulamento anterior. Neste caso, segundo a Súmula 51 do TST, “as cláusulas regulamentares, que revoguem ou alterem vantagens deferidas anteriormente, só atingirão os trabalhadores admitidos após a revogação ou alteração do regulamento”. Considerando os ensinamentos da Aula 1, qual princípio de Direito do Trabalho é associado ao enunciado da súmula em questão? Explique.
R: Princípio da Proteção por que é à base de todo o ordenamento jurídico; o alicerce sobre o qual se constrói a sistemática jurídica. O princípio da proteção é a direção que norteia todo o sentido da criação do Direito do Trabalho, no sentido de proteger a parte mais frágil na relação jurídica o trabalhador que até o surgimento de normas trabalhistas, em especial desta especializada, se via desprotegido face a altivez do empregador.
A condição mais benéfica, ou seja, uma condição de trabalho já conquistada não pode ser substituída por outra menos vantajosa, na mesma relação de emprego (art. 468, CLT). A jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho agasalha tal entendimento, consoante o teor da Súmula nº 51.
2. Considere que esteja em vigor Convenção Coletiva que fixa jornada de 6 (seis) horas. Considere, ainda, que foi celebrado Acordo Coletivo reduzindo referida jornada em 15 (quinze) minutos. Nesse caso, os empregados das empresas que subscreverem o Acordo deverão trabalhar, por dia, apenas 5h45m? Fundamente sua resposta indicando qual o princípio estudado na Aula 1 aplicável ao caso.
R: Princípio da isonomia: Em face do princípio da igualdade, a lei não deve ser fonte de privilégios de uns em detrimento de outros, mas um instrumento que regula a vida em sociedade, tratando de forma equitativa todos os cidadãos.
Para o equilíbrio efetivo da oposição capital e trabalho, surge o