Aula 00
Estamos iniciando no Ponto dos Concursos um trabalho inovador com mapas mentais, cujo objetivo é facilitar a organização mental do conteúdo estudado, bem como ser utilizado como instrumento de reforço no processo de internalização e memorização do conteúdo.
O processo de estudo para concursos pode ser estruturado em três etapas: aprendizado do conteúdo por meio da leitura da matéria e das aulas; organização lógica e fixação do conteúdo por meio de revisão da matéria; e aplicação do conteúdo por meio da resolução de provas de concursos anteriores.
Na primeira parte do processo, aprendizagem por meio de leituras e aulas, o aluno tem o contato inicial com a matéria e busca, principalmente, a compreensão do conteúdo. Nessa etapa é importante o aluno utilizar um bom material didático e buscar professores que tenham experiência em aprovação em concursos públicos.
Mas apenas compreender o conteúdo não basta; temos que reter a informação. É nesse contexto que se inserem os mapas mentais, auxiliando na organização lógica, fixação e memorização do conteúdo por revisão do conhecimento adquirido.
O processo de fixação e retenção das informações ocorre por repetição. Lembre-se daquela frase que seu professor dizia quando você ainda era bem pequeno: a repetição é a mãe do ensino. Pois é exatamente isso: quanto mais você rever o conteúdo, maior será a sua fixação e, por consequência, a retenção das informações.
A terceira parte do processo, aplicação por resolução de provas, tem por objetivo, além da fixação do conteúdo, proporcionar ao aluno a mensuração do nível de aprendizagem da matéria. Ela será o seu indicador e mostrará o quanto você domina o conteúdo e o quanto ainda tem que revê-lo. Nessa etapa é indicado que o aluno reveja provas de concursos anteriores de bancas como cespe e esaf.
Ressalte-se que essas três etapas não são estanques e devem ser realizadas concomitantemente e de forma contínua. Isso quer dizer que você não deve esperar esgotar todo o