Augusto Comte resumo
Positivismo: Essa corrente de pensamento refletia o entusiasmo burguês pela consolidação capitalista, por meio do desenvolvimento industrial e cientifico. Excessiva valoração das ciências e dos métodos científicos, a exaltação do homem e suas capacidades e o otimismo em relação ao desenvolvimento e progresso da humanidade. Ciência que torna os modelos da biologia e explica a sociedade como um organismo coletivo(Darwinismo social).
O saber científico é superior ao saber filosófico(dito metafísico por Comte) e ambos são superiores ao saber religioso (teológico).
Para ele a humanidade passou por três estágios de evolução histórica e cultural e de desenvolvimento intelectual; o teológico, o metafísico e o positivo...
A dinâmica social: Passagem para formas mais complexas de existência, como a industrialização.
A estática social: O responsável pela preservação dos elementos permanentes de toda organização social. Ex: família, religião, linguagem, direito.
Organicismo: sociedade concebida como um organismo constituído de partes integradas e coesas que funcionam harmoniosamente, segundo um modelo físico ou mecânico.
Influencia do positivismo no Brasil: A bandeira “ordem e progresso”, um dos principais preceitos do positivismo que afirma que para que haja progresso a sociedade tem de estar organizada .
Darwinismo Social: Esse conceito é muito usado no contexto da competição entre os indivíduos no capitalismo, a sobrevivência dos mais aptos, motivou o racismo, imperialismo, nazismo etc.
Emile Durkheim: Socialização: Os processos pelos quais os seres humanos são induzidos a adotar os padrões de comportamento, normas, regras e valores do seu mundo social. Começam na infância e prosseguem ao longo da vida.
Durkheim afirma: “A educação tem justamente por objeto formar o ser social...” A pressão de todos os instantes que sofre a criança é a própria pressão do meio social, tendendo molda-la à sua imagem, pressão de que tanto os pais quanto os mestres não são