Augusto Comte eo Positivismo
As Revoluções do século XVIII trouxeram muitas mudanças nas estruturas Políticas e Econômicas das sociedades que passaram por essas transformações.
A Revolução Industrial trouxe muitos avanços econômicos porém causou uma grande desordem social. Esses fenômenos sociais desordenados causaram inquietações aos pensadores da época que se preocupavam em entender essa nova sociedade que surgia e queria conhecer a fundo a origem desse caos social.
Alguns desses pensadores foram Saint Simon e Augusto Comte , que acreditavam na necessidade da restauração da ordem social.
Porém Comte, entendia que antes de se reformar a sociedade era preciso se reformar homem ( motivo de seu desentendimento com Saint Simon ), e enxergava a sociedade como um organismo.
Afirmava que o homem deveria agir segundo o conhecimento que dispõe, pois suas relações com o mundo dependem do que ele conhece da natureza e da sociedade; faz uma classificação das ciências e chega a sociologia ( antes denominada de física social ), aplica os métodos científicos a essa ciência social , e utiliza das ideias Positivismo para estudar e entender a sociedade.
O Positivismo parte do princípio de que somente se conhecem os fenômenos que podem ser observados, se opõe a qualquer objeto Teológico ou Metafísico ,as ciências somente podem estudar as leis que regulam os fenômenos ( naturais ou assim como o Positivismo Sociológico, os fenômenos sociais ).
Do mesmo modo que as ciências da natureza são neutra, livres de ideologia, objetivas, livres de juízos e de valores de seus pesquisadores, assim também devem ser o estudo das ciências sociais.
Comte e suas ideias positivistas influenciaram muito na política do Brasil durante a criação da república, e seus precursores que utilizaram dos pensamentos de Comte para a obtenção de uma sociedade ordenada, dizeres que representam a base do Positivismo, esses que se encontram na bandeira brasileira “ Ordem e Progresso “ , a sociedade