AUGUSTO CESARE PETERSEN VIDIRI 201200385

416 palavras 2 páginas
Ponte do Brooklyn sobre o “Rio Leste”

Desde 1883 a ponte do Brooklyn, erguida majestosamente sobre o “Rio Leste” de Nova York, une as cidades de Manhattan e Brooklyn. Suas torres de granito e seus cabos de aço oferecem uma travessia segura e uma paisagem cinematográfica. A construção levou 14 anos para se concluir e custou aproximadamente 15 milhões de dólares na época, mais de 320 milhões de dólares nas cotações atuais. No mínimo 24 pessoas morreram durante o processo de construção, incluindo o engenheiro responsável pelo projeto original. Agora, com mais de 130 anos de idade, transporta aproximadamente 150 mil veículos por dia, além da travessia de pedestres.
John Augustus Roebling, idealizador da ponte, era pioneiro no design de pontes suspensas em cabos de aço. Nascido na Alemanha estudou engenharia industrial em Berlim, aos 25 falhou ao tentar a vida como fazendeiro na Pensilvânia, futuramente se mudou para Harrisburg, onde encontrou emprego como engenheiro civil, responsável por promover o uso de cabos metálicos.
De qualquer forma, Roebling, conquistou reputação como projetista de pontes suspensas, oque lhe garantia amplo destaque na época, porém sem muitos créditos quando o assunto era ventos fortes ou cargas muito pesadas. Entretanto, renomado até hoje pelo avanço tecnológico no design de pontes suspensas, que consiste em “teias” de treliça em ambos os lados da ponte, oque confere uma ótima estabilidade à estrutura, servindo como modelo as pontes sobre os rios Niagara Gorge e Ohio.
Em 1867, baseado nos resultados, o governo de Nova York aprovou o projeto de ponte suspense sobre o “Rio Leste” entre Manhattan e Brooklyn. Sendo assim a primeira ponte suspensa em cabo de aço, ostentando a maior distância de “palmo”, 1600 pés de torre para torre.
Para conseguir uma fundação sólida para a ponte, trabalhadores escavaram o leito do rio em caixas de madeira maciça, presas ao “piso” do rio através de enermoes blocos de granito, bombeando ar pressurizado para

Relacionados