Audição e Saúde do Trabalhador
Questões sobre Audição e Saúde do Trabalhador
1. Dentro do modelo sociocultural de saúde-doença temos as ações de saúde. Quais são elas? Qual a mais importante em saúde do Trabalhador e por quê?
R: São elas; Promoção, Proteção, Recuperação, Reabilitação, Reparação.
A mais importante é a proteção que previne contra perdas auditivas à saúde.
2. O que é a audição? Por que ela é fundamental para o desenvolvimento e a qualidade de vida dos seres humanos?
R: Audição é a capacidade de percepção de som, é órgão responsável pela audição é o ouvido, capaz de captar sons até uma determinada distância, dependendo da sua intensidade ou nível de pressão sonora.
E fundamental porque audição é essencial em nossas vidas, desempenhando um papel fundamental na comunicação humana, pois através dela é possível perceber os sons do ambiente e a fala.
3. Quais as três alterações fisiopatológicas que a exposição a sons intensos pode causar?
R: São elas; Trauma acústico, Mudança Temporária do Limiar, Mudança Permanente do Limiar.
4. Porque a Perda Auditiva Induzida por Ruído é irreversível?
R: O PAIR é inrreversível resultante da agressão às células ciliadas do órgão de Corti, que decorre da exposição sistemática e prolongada a ruídos, cujos níveis de pressão sonora (NPS) são elevados.
5. Dizer que uma pessoa tem porcentagem de perda auditiva está errado. O que devemos observar com atenção num audiograma para a prevenção da perda auditiva na saúde do trabalhador?
R: Não está errado. Perda auditiva pode ser quantificada como leve, moderada, severa e profunda. De uma forma geral, a perda leve corresponde de 25% a 30%, a moderada de 30 a 50%, a severa até 75% da audição e, acima desta porcentagem, perda profunda, avaliando também as freqüências atingidas.
Devemos observar níveis de audição de uma pessoa para tons puros nas