Auditorias na manutenção
Aluno: Marcos Santos Lins
Orientador: Cláudio Luiz Turatto
Disciplina: Auditoria da qualidade.
Caxias do Sul, 09, novembro de 2012.
Introdução
Este trabalho refere se a auditoria da manutenção que nos dias atuais vem sendo cada vez mais engajada nas auditorias de qualidade, se tornando uma ferramenta para os mantenedores das empresas que de certa forma estão mais compromissados com gestão da qualidade, aprendendo com as auditorias da manutenção.
Auditorias na Manutenção
Parece pura perda de tempo. Aparentemente nada se produz ou melhora. O pessoal reclama e exclama: vem aí mais uma auditoria. Os gerentes de manutenção estão recebendo dada vez mais responsabilidades, onde, há maior exigência de redução de gastos, de pessoal, de terceirização. Com o intuito de manter um avanço no clima profissional em todas as áreas, de apurar os índices de confiabilidade da organização em que trabalha. Contudo, ter a consciência de que o departamento de manutenção presta serviços às áreas de operação, na qual o gestor de manutenção deve auxiliar no desenvolvimento e na consciência quanto a suas responsabilidades na preservação do meio ambiente, a atenção às condições inseguras de trabalho e a economia de energia. Estas são as turbulências que convive constantemente o departamento de manutenção, na qual a auditoria constitui-se em urna ferramenta auxiliar no desenvolvimento da Manutenção.
A partir da comparação das práticas adotadas com padrões internacionais, com indicadores de pontos excelência e deficiência, e recomendações de melhoria específica para cada caso. Tudo isto está fazendo com que o profissional que trabalha na manutenção esteja não só em dia com os conhecimentos que envolvem as novas tecnologias, mas também em conhecer com precisão, os índices que mostram suas forças e suas fraquezas. Auditoria ajuda a avaliar o grau de aderência dos processos correntes aos princípios da norma e, principalmente, corno forma de