Auditoria
GOIÂNIA
2013/5
Primeira questão “Como falante do português, você já deve ter percebido situações em que a língua e usada de forma bastante diferente daquela que você se habituou a ouvir nos meios de comunicação ou em outros espaços de convivência. Essa diferença pode manifestar-se no vocabulário utilizado, na pronúncia, na estrutura de palavras e de frases. A variação lingüística e natural e decorre do fato de que as línguas são sistemas dinâmicos e extremamente sensíveis a fatores como a região geográfica, o sexo, a idade, a classe social dos falantes e o grau de formalidade do contexto” Faça um comentário sobre a afirmação acima e aproveite o texto de Kledir Ramil, para explicar.
Resposta: Esse tipo de fenômeno se da devido o convívio das pessoas com determinadas culturas onde palavras são criadas e gírias são aceitas pela população local isto traz uma marca para cada região...
Um exemplo citado no texto de Kledir Ramil e bastante utilizado por nós Ex: Boi ralado
Segunda Questão “ A caracterização de uma variante regional por meio de clichês e exageros costuma vir associada a um tipo de preconceito lingüístico que custamos a reconhecer.” Com base nessa afirmação, você consideraria preconceituoso a caracterização que o autor faz dos falares de certas regiões do Brasil? Por quê?
Resposta: Com certeza existe o preconceito com relação as falas de determinadas regiões do Brasil, mas esse fenômeno lingüístico ocorre devido a falta de qualidade no ensino oferecido pelos Governantes mais a culpa não pode ficar somente com o Estado a população esta mais preocupada em ver coisas que não agregam valor as pessoas como o BBB da Globo, o Pânico da Band e muitos outros.
Terceira Questão
Escolha cinco palavras do texto, que sejam acentuadas por razões diferentes. Justique a regra de acentuação.
Respontas:
Helicóptero: Proparoxítonas
Florianópolis: Proparoxítonas
Língua: Ditongo
Ótima: Hiato
Além: