Auditoria
Unidade curricular: Auditoria
Caso Prático n.º 10.1 – Vendas e dívidas a receber
A Movidecor, Lda., tem como principal actividade a produção e comercialização de mobiliário de alta qualidade, que fabrica segundo modelos próprios ou especificações dos clientes. Presta igualmente serviços no estudo de soluções de interiores e no restauro de móveis antigos. A aposta no design e na qualidade tem conduzido a um crescimento bem acima da média do sector, sendo a empresa considerada, hoje em dia, um caso de sucesso.
No âmbito da auditoria às demonstrações financeiras do exercício findo em 31 de Dezembro de 2010 foi efectuada a revisão do sistema de controlo interno, tendo sido descritos os seguintes aspectos:
i) Por dificuldades inerentes à própria actividade, conforme explicação do responsável pela contabilidade, a empresa mantém o sistema de inventário periódico, sendo no final de cada exercício efectuado um inventário global de todos os produtos beneficiando-se do facto de não haver produção entre o Natal e o Ano Novo. O chefe de cada armazém assume a responsabilidade pela execução do respectivo inventário, constitui as equipas de contagem e coordena e controla a sua execução. A grande experiência das pessoas envolvidas dispensa a elaboração de instruções escritas e o recurso a pessoal estranho ao armazém.
ii) Os rendimentos decorrentes das vendas e das prestações de serviços são reconhecidos com base na facturação emitida. No caso de clientes individuais são facturados 30% no acto da encomenda, qualquer que seja o objecto do fornecimento, e o restante com a entrega dos bens ou a conclusão do serviço. Relativamente a clientes revendedores a facturação é emitida na data da entrega dos móveis. Tal como acontece com a guia de remessa, as facturas são enviados ao cliente em duplicado. O triplicado da factura destina-se à contabilidade e o quadruplicado fica arquivado no serviço de