AUDITORIA
A auditoria interna é uma das mais importantes ferramentas para o controle administrativo. A ausência de controlos adequados para empresas de estrutura complexa a expõe a inúmeros riscos, frequentes erros e desperdícios.
A necessidade das empresas investirem em desenvolvimento tecnológico, aprimorar seus controles, reduzir custos, tornando mais competitivos os seus produtos, faz com que necessitam de um grande volume de recursos.
A problemática vem com a expansão das organizações no mercado e o desconhecimento de seus administradores da necessidade auxílio da auditoria interna para obtenção de informações correctas da situação patrimonial e financeira da empresa, deixa de captar recursos juntos a terceiros, como empréstimos bancários ou abrindo seu capital social para novos investidores para investimento das mesmas.
O objectivo deste trabalho é demonstrar de uma forma clara e concisa quais os recursos que a organização obtém com auxílio da auditoria interna para evitar prejuízos irrecuperáveis e consiga recursos financeiros com qualidade e precisão das informações prestadas.
2. Auditoria Interna X Auditoria Externa
Segundo Attie (1992), a função da auditoria interna repousa em actividades detalhadas da empresa, relacionadas, de maneira intensa, com o andamento de cada função, área, departamento, sector e operação.
A auditoria interna, por orientação gerencial da alta administração da empresa, tem de examinar cada ramificação e os segmentos, em períodos regulares de tempo, para observar a aderência às políticas, à legislação, à eficiência operacional e aos aspectos tradicionais de controle e salvaguarda da empresa. Apesar de ambas as funções de auditoria cobrir algumas actividades similares, a ênfase e a forma de abordá-las variam, a auditoria externa tem como objectivo a revisão global das actividades, de maneira menos detalhada. A auditoria externa não elimina a necessidade da auditoria interna, porque a auditoria interna da organização