Auditoria
ESCOLA DE NEGÓCIO
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CONCEITUAÇÃO DE AUDITORIA INTERNA E EXTERNA
CONFORME AUTORES
ERIVALDO PEDRO DA SILVA
CONCEITO DE AUDITORIA INTERNA E EXTERNA
A auditoria é o ramo da contabilidade que verifica a autenticidade das demonstrações contábeis, examina os critérios e procedimentos contábeis adotados em sua elaboração, e se estes estão de acordo com os princípios fundamentais de Contabilidade e com as normas brasileiras de Contabilidade. FRANCO E MARRA (1992).
Boynton, Johnson e Kell (2002, p. 30-31) definem auditoria como: Um processo sistemático de obtenção e avaliação objetivas de evidências sobre afirmações a respeito de ações e eventos econômicos, para aquilatação do grau de correspondência entre as afirmações e critérios estabelecidos, e de comunicação dos resultados a usuários interessados.
Attie (1998, p.25) por sua vez, define auditoria como, “A auditoria é uma especialização contábil voltada a testar a eficiência e eficácia do controle patrimonial implantado com o objetivo de expressar uma opinião sobre determinado dado”.
Entre os vários conceitos de auditoria, destaca-se o de Sá (1998, p.25), o qual afirma: Auditoria é uma tecnologia contábil aplicada ao sistemático exame dos registros, demonstrações e de quaisquer informes ou elementos de consideração contábil, visando a apresentar opiniões, conclusões críticas e orientações sobre situações ou fenômenos patrimoniais de riqueza aziendal, pública ou privada, quer ocorridos, quer por ocorrer ou prospectados e diagnosticados. Contudo a auditoria contábil é responsável em averiguar se os dados e informações apresentados por uma determinada empresa representam adequadamente sua realidade econômica e financeira.
Auditoria Interna
Existem inúmeras formas de conceituar a Auditoria Interna, no entanto foram evidenciadas as principais definições de acordo com as necessidades da presente pesquisa.
Attie (1992, p.28-29) conceitua Auditoria