auditoria
Data: 24/03/2015
Disiplina: Auditoria
Academico: Caio Pereira Bizzotto
Questionario de Auditoria
1- Nos termos da NBCT 11, auditoria é um conjunto de procedimentos técnicos e legais que visam propiciar a emissão de parecer ou opinião sobre as demonstrações contábeis, no sentido de verificar se estas refletem adequadamente a posição patrimonial ou financeira, o resultado das operações e os fluxos de caixa da empresa examinado. Nada mais é do que, dar um parecer técnico se a empresa está adequada as regras nacionais, que podem ser demonstradas por balanços patrimoniais, demonstração de resultado do exercício, entre outros. Fazendo com que a empresa, por exemplo, não supervalorize o seu ativo.
2- Independência, integridade, confidencialidade, bom senso e eficiência.
3- O termo original da auditoria advêm do latim Audire - aquele que ouve.
4- Segundo informações, Auditoria, pelos termos que conhecemos tem sua origem da Inglaterra, que devido a sua dominância nos mares e comércios, teria iniciado a disseminação de investimentos em diversos locais e países.
5- Tal objetivo consiste em verificar se as demonstrações contábeis refletem adequadamente a situação patrimonial, financeira e econômica das empresas.
6- Os motivos são: Obrigação legal; Medidas de controle interno tomada pelos acionistas, proprietários ou administradores; Exigência do estatuto ou do controle social; Para efeito de compra da empresa.
7- São as condições necessárias a serem observadas pelos auditores externos no desenvolvimento do serviço de auditoria.
8- Confidencialidade.
9- Algumas demonstrações financeiras utilizadas para emissão do parecer são: Balanço patrimonial; Demonstração do resultado do exercício; Notas explicativas; Demonstração de lucros ou prejuízos acumulados ou demonstração das mutações do patrimônio líquido.
10- As normas atualmente em vigor no Brasil são emitidas em conjunto pelo CFC, IBRACON, Banco Central do Brasil, a CVM e a