Auditoria
Auditoria é um trabalho executado em campo. Antes do trabalho ser feito em prática existe o momento do planejamento em que leva-se em conta o tempo a ser gasto, a equipe de trabalho, a profundidade do trabalho, a área específica e etc.
Levar em conta objetivos a serem atingidos como: examinar se foi utilizado princípios fundamentais da contabilidade; determinar se tudo está corretamente classificado nas demonstrações; apurar se existe as disponibilidade que consta no balanço; averiguar se as contas de receber são reais e se de fato foi tudo contabilizado; determinar se os estoques são apropriados; constatar a posse dos bens imobilizados; examinar a contabilização dos custos, depreciações e etc.
O planejamento deve definir quais objetivos serão alcançados e por quais meios.
O planejamento ajuda a ter certeza se não houve duplicação do trabalho ou se algo não foi feito.
Um dos principais objetivos do auditor é ele próprio averiguar se um bem existe, ainda mais se ele for tangível. Deve haver uma confirmação. Em certos casos será necessário procedimentos específicos para ter certeza da existência do bem.
Auditar estoques, contas a receber e investimentos são bens que precisam haver uma avaliação do valor deles. Ativos imobilizados devem ter identificação da vida útil dele.
O auditor deve verificar a autorização de bens a serem auditados, como por exemplo um produto que irá para o estoque deve passar por departamentos para se averiguar se foi comprado por um preço praticado no mercado e etc. Para isso deve conferir a autenticidade de documentos como por exemplo a assinatura do supervisor que comprove que aquilo foi autorizado.
O auditor deve verificar se os valores dos ativos são exatos. Isso é estritamente ligado a matemática. Para isso deve ser feito uma averiguação física como contagem e confirmação e verificar os registros contábeis e documentação.
O auditor aponta a utilização dos bens ativos.
O crucial objetivo é apresentar as demonstrações